Tecnologia do Blogger.

Relato Biópsia do Colo do Útero


Oi Pessoal!
Não se assustem! Quero apenas relatar e ajudar outras mulheres compartilhando meu relato sobre Biópsia do Colo do útero. Adianto que não terei a preocupação de destacar termos técnicos e outras coisas, pois o propósito é expressar como me senti nesse procedimento. Aproveito e também completo com relato sobre Prevenção e Colposcopia.

Tudo começou em uma consulta de rotina, eu odeio ginecologista pois acho meio que chato todos os exames. Porém todos os anos faço essa visita e realmente preciso fazer esses acompanhamentos pois tenho Ovários Policísticos. Minha doutora é um amor de pessoa muito tranquila e agradável, me tratou super bem e me senti a vontade. Ela solicitou uma série de exames dos quais darei destaque para a prevenção, colposcopia e por fim a biópsia do colo do útero. 

O exame de papanicolau sempre me deixou apreensiva e no consultório é realizados vários exames no mesmo dia, ou seja, fiz preventivo, colposcopia e também transvaginal. Para as mulheres que não sabem como acontece o exame preventivo vou dar uma breve explicação, você deita-se na maca e fica em posição ginecológica, que é com as pernas levantadas e apoiadas em um suporte.  A doutora insere o espéculo fechado e depois abre. Esse momento considero o mais chato, pois sinto um leve desconforto, é necessário relaxar!  Mas trata-se apenas de desconforto nada que me faça gritar. Em seguida ela passa uma escovinha e coleta o material para levar ao laboratório.
A colposcopia foi realizada depois do Papanicolau que expliquei acima, aproveitando que já estava em posição ginecológica a doutora executou o outro exame, que aplica algumas substâncias no colo do útero para verificar se tem alguma alteração. O meu deu uma pequena alteração. Recebi a noticia que tinha que fazer a biópsia. Não realizei no mesmo dia.

A biópsia foi agendada para mais ou menos o terceiro dia depois da minha menstruação acabar. Confesso que bateu um grande medinho, e procurei em muitos lugares da internet e não encontrei alguém que relata-se o que sentiu, quais foram as sensações. Encontrei apenas um vídeo assustador e um pequeno relato que não me tirou todas as dúvidas.  Marquei para o período da tarde e passei o dia apreensiva. Cheguei ao consultório e logo fui atendida.

O procedimento para a biópsia pelo menos a minha foi da seguinte forma, fiquei novamente em posição ginecológica e a doutora usou uma pinça retirando um pedacinho da área alterada. Foi muito rápido, tão rápido que quando ela falou que tinha acabado simplesmente questionei: Como assim? Já? 
Senti o mesmo desconforto da outra vez quando ela insere o espéculo, uma certa ardência. Porém como estou me acostumando e tentando relaxar não foi tão chato. Olhei para o teto e para os lados, tentei me distrair. Pensei que ela estava fazendo novamente a colposcopia e não sabia mesmo que já estava retirando o material. Não senti dor, sinceramente no meu caso não teve dor! Ela até tirou primeiro sem eu saber e depois me falou preciso tirar mais um pouco, nesse momento eu sabia que ela estava tirando, fiquei com medo, mas para minha surpresa....NÃO tinha dor. Ao terminar ela explicou que precisaria usar absorvente e que prescreveria uma pomada para ser usada dois dias após o exame. Ao sair da maca, sangrei bastante a ponto de sujar o chão. Não esperava sangrar tanto. Tenho sangrado esses dias, mas nada assustador com o tempo está diminuindo. 

Uma dica que eu dou para você que está com o coração aflito como eu estava, relaxe...Pense em Deus, peça a ele forças para tranquilizar seu coração. Todo o momento lembrava em Deus e que ele é meu pai e cuida de mim. No meu caso não senti dor, apenas desconforto e a recuperação tem sido tranquila. Agora é aguardar o resultado e continuar crendo em Deus.

Espero ter ajudado. Deixe seu relato nos comentários. Abraços!

Imagem Fonte: http://vcbela.com/

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo Blog

Posts recentes

On line

Um amor Para Recordar...Inesquecivel! Copyright © 2008-2015 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital